VALÉRIA MARCHI

Professora e conselheira da Escola Livre de Artes. Criadora de conteúdo e apresentadora do programa ELA EnCENA (#ELAEnCENA https://youtu.be/uEBVhh1irVM ) na ELA TV (#ELATV), o canal da Escola Livre de Artes (#ELAEscolaLivreDeArtes). Mestranda no Departamento de Estudos Linguísticos e Literários em Inglês (FFLCH/USP). Bacharel em Letras (Português/Alemão) pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas (FFLCH/USP). Atriz formada pela EAD – Escola de Arte Dramática (EAD/ECA/USP), diretora e professora de teatro há 29 anos.

Atriz do espetáculo HAMLET-EX-MÁQUINA, encenado pelo 42 Coletivo Teatral (@42coletivo). Em Dança, possui formação em ballet clássico, jazz, dança contemporânea, dança-teatro. Estudou com Márika Gidali, Décio Otero, Marilena Ansaldi, Ricardo Ordonez, Mariana Muniz, Liliane Benevento, Denilton Gomes e Carolyn Carlson. Em parceria com Érika Bodstein, promoveu workshop para atores, no Old Vic Theater, em Londres (2010) e workshops para grupos de estudantes de teatro na Royal Shakespeare Company (Stratford-upon-Avon) e no Globe Theater (Londres) em 2011, 2012 e 2013; e no Théâtre du Soleil (Paris) em 2010 e 2011.

Ministra cursos, workshops e oficinas em Interpretação, Trabalho Corporal para atores, História do Teatro, Literatura Dramática e Teatro de Shakespeare.

Na ELA – Escola Livre de Artes  (@ela.escolalivredeartes) ministra o curso de Vivência Teatral – Curso Livre de Teatro para Adultos. Dirigiu o espetáculo “MACBETH” com estreia para setembro de 2021.

É uma das fundadoras do GREAT – Grupo de Estudos de Adaptação e Tradução (2014) com orientação do Prof. Dr. John Milton (FFLCH/USP).  Criadora do canal no Youtube REVELANDO SHAKESPEARE (@revelando_shakespeare). Participa do TRÍPTICO 247, programa sobre Arte, Teatro e Literatura no canal do Youtube da TV 247.

MEUS CURSOS