MÔNICA SILVA
Mônica Silva é psicóloga e esquizoanalista, uma das precursoras na divulgação da esquizoanálise em terras brasileiras, e com experiência prática orientada diretamente por Félix Guattari.
Em 1987, quando morava na Florida (EUA), fez contato com Félix Guattari e tiveram um encontro em Nova York. Guattari tomou conhecimento dos estudos que Mônica Silva realizava sobre a esquizoanálise, sua trajetória curricular - que incluía também a visita ao Museu Wilhelm Reich no Oregon (EUA), e contato com alguns pesquisadores de Nova York.
No ano de 1988, após ter enviado do Rio de Janeiro as pesquisas do trabalho que estava desenvolvendo, suas palestras, grupos de estudo e cursos de esquizoanálise, foi convidada por Guattari para ser sua orientanda e estagiária na clínica no Chateau de La Borde, Cour-Cheverny, no vale do Loire, França .
Aproveitando sua estadia na França, Mônica Silva estagiou também na École Expérimentale de Bonneuil-Sur-Marne, supervisionada por Maud Mannoni e Marie-José-Richer-Leres.
De volta ao Brasil no ano de 1991, realizou trabalhos de seminários internacionais com Marie-José-Richer-Leres: “A criança e as instituições I e II”, apoiadas pelo consulado da França. Constituiu grupos de Estudo, cursos desenvolvidos e palestras em vários estados brasileiros como: Pernambuco, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Espírito Santo, Rio de Janeiro e nas universidades UFSM, PUC, FUMA, UFF, UFRJ, UFFRJ, UNIGRANRIO, além de grupos autogestivos com foco na esquizoanálise - muitos sobre o livro A revolução Molecular, de Guattari, mas também sobre teoria e práticas clínicas e institucionais. Também fez diversas participações em EREPS e ENEP (Encontros de Estudantes de Psicologia - Estaduais e Nacionais), além das Semanas de Psicologia para o CRP/RJ.
Fundadora do Espaço Cultural Félix Guattari, espaço físico e virtual no qual divulga incessantemente a esquizoanálise promovendo debates, eventos, compartilhando textos e vídeos.
Desde abril de 2022, atua como co-host junto de Valéria Marchi e Pedro Paulo Rocha, nas Lives do programa Komite Zero, realizadas semanalmente pelo canal do Youtube da TV 247, sobre a obra O Anti-Édipo, Revolução Molecular, dentre outras de Gilles Delleuze e Félix Guattari, além de temas relacionados com a presença de diversos convidados.
MEUS CURSOS
.05
Introdução à Esquizoanálise
MÓDULO 2 - PSICOPOLÍTICA, UMA INTERLOCUÇÃO A PARTIR DA ESQUIZOANÁLISE.
O objetivo é provocar diálogos problematizando, a partir do olhar da esquizoanálise, diversos movimentos autoritários, resistentes, políticos e sociais relevantes dos séculos XX e XXI. A ministrante faz interlocução com autores contemporâneos a Deleuze e Guattari para discorrer sobre como e por que a política impacta nosso cotidiano. Utiliza também textos de Byung-Chul Han, Michel Foucault, Judith Butler, Paul B. Preciado, Hannah Arendt, Wilhelm Reich e Cecília Coimbra.
– O QUE É PSICOPOLÍTICA.
– A FORMAÇÃO DO MODO DE VIDA MODERNO
– NAZISMO E FASCISMO HOJE: MÁSCARAS SOCIAIS
– CARTOGRAFIA DAS SUBJETIVIDADES NO BRASIL
Segundas-feiras
19h30 às 21h30
31 de julho a 21 de agosto