Sobre nós
contribuição consciente2
O formato: Módulos com 8h de Curso e Contribuição Consciente
Trabalhamos com o formato on-line e ao vivo e assim que possível também no presencial. Acreditamos que o contato professor–aluno–companheiros de classe é fundamental para a vivência plena das experiências artísticas propostas.

Nossos cursos são modulares e cada módulo é composto por 8h de curso, que poderão ser semanais, em 8 encontros de 1h, ou em 6 encontros de 1h20, a critério do professor. Todos os cursos possuem o mesmo valor, e a contribuição é consciente.

Temos três valores propostos: o real, o social (para aqueles que no momento enfrentam alguma dificuldade financeira, mas desejam participar) e o generoso (para aqueles que desejam e podem contribuir com o fortalecimento dos professores e da Escola Livre de Artes, incentivando a propagação de nossas ações artísticas). Os cursos podem ser parcelados.

Sejam todes bem-vindes!

Os princípios fundadores
Sentimos que a experiência com a criação artística pode colaborar com o fortalecimento do sistema imunológico humano. A partir desse pensamento, abrimos a possibilidade de compor uma rede de proteção aos que estão em casa com o compartilhamento de
nossos saberes, amplificando o anteparo, gerando a possibilidade de trabalhos com novas ferramentas.

Idealizamos um formato que se inicia no mundo virtual com o firme propósito de um dia poder existir no mundo real. Procuramos trabalhar da melhor forma com os recursos que temos disponíveis no momento, e esses também exigem de nós todes um compromisso com o aprendizado, pois temos de nos esforçar para saber como utilizar as novas ferramentas de comunicação.

Percebemos que as experiências que juntes construiremos e as descobertas que faremos poderão ser transformadoras para todes participantes.

Nosso objetivo é o de fortalecer novas formas de relacionamento enraizadas no amor e no respeito ao próximo, com intenção de colaborar com a manutenção da saúde das pessoas, dos animais e do planeta.

Assumimos nossa responsabilidade como educadores fazendo o melhor possível, de nossa parte, para estarmos juntes nessa travessia entre o mundo antigo e aquele que estamos tendo uma nova oportunidade de construir.
Princípios2
trabalho continua2
O trabalho continua
Estamos no segundo ano de pandemia. Nesse tempo, muitas pessoas tiveram um aumento inesperado do trabalho, que passou a ser on-line. Mas nossas casas não estavam preparadas para serem transformadas em escritórios. Nem as casas, nem nossos corpos ou nossos sentimentos – fomos pegos de surpresa.

Com o passar do tempo, chegaram as dores nas articulações, a necessidade de sabermos mais sobre equipamentos tecnológicos,
e programas que antes não conhecíamos, enquanto crescia a falta que sentimos do contato com outras pessoas. E alguns abalos emocionais começaram a dar sinais.

Temos vivido tempos difíceis desde 2020. E foi nesse cenário de dificuldades geradas pelo confinamento que nasceu a ELA – Escola Livre de Artes. Pensamos que o mínimo contato que pudéssemos ter com a prática de atividades artísticas já ajudaria muito. E estávamos certes!

No decorrer das primeiras temporadas de cursos, os alunos foram chegando e encontraram experiências renovadoras, que trouxeram esperança e força para seguirem em frente. Aprendemos coisas lindas e compartilhamos experiências. Houve verdadeiros
encontros. Vivemos juntes lutos, tristezas e alegrias a cada saber compartilhado, a cada novo aprendizado.

Juntes somos realmente mais fortes para podermos enfrentar, como coletividade, um momento tão difícil na história da humanidade. A prática cotidiana da arte veio em nosso auxílio e está ajudando muito.

Estamos crescendo e aprendendo juntes a encontrar nossos caminhos nos processos de aprender e de ensinar. No fundo, a grande alegria é termos nos reunido. Sigamos assim,
todes juntes!