Adaptação e Fanfiction II: obras trasnformativas

R$190,00R$350,00

Cada um seleciona o modo de pagamento de acordo com sua consciência e possibilidade, clicando nos botões amarelo, vermelho ou azul.

O valor generoso (azul) é para aqueles que acreditam no nosso projeto e nos nossos professores e que podem contribuir com o crescimento e fortalecimento da Escola Livre de Artes, como parceiros e incentivadores. ❤️☀️ O valor social (vermelho) foi elaborado pensando naqueles que querem fazer o curso, mas não podem custear o preço real no momento, estando em situação de vulnerabilidade sócio-econômica.

Se precisar de ajuda para fazer sua inscrição entre em contato conosco pelo e-mail: ela@escolalivredeartes@gmail.com

Social Social – R$ 190,00RealReal - R$ 250GenerosoGeneroso – R$ 350,00
Limpar

VISÃO GERAL

Quando você brinca com histórias ou personagens que não inventou, é adaptação? Ou fanfic? E se a história é sobre uma pessoa real, mas os fatos não são? Continuações de obras já em domínio público, ou uma salada de frutas surpreendentemente coerente de histórias, personagens e mundo diversos… Tudo criado por outros, mas à disposição de seus fãs.

Novamente falaremos sobre a obra de Jane Austen – uma das mais adaptadas e fanfic-izadas, conhecidas e amadas – como estudo de caso. Versaremos sobre o romance Orgulho e Preconceito (1813) e diversas adaptações transformativas/fanfics em mídia escrita, filmes e uma minissérie. Toda arte (pode ser/) é transformativa, todo o mundo (pode ser/) é um fanfic (?)

OBJETIVOS

1. Expandir as discussões já iniciadas no Módulo I sobre os conceitos de fanfiction e adaptação – se estão relacionados, o que os separa, como podem ser a mesma coisa (?).
    2. Propor conversas e discussões acerca de Jane Austen e seu romance mais conhecido, Orgulho e Preconceito (1813), assim como de adaptações/fanfics para cinema, televisão e outras publicações (tradicionais e online).

PÚBLICO ALVO

Interessados em Jane Austen, adaptação e/ou fanfiction; estudiosos, escritores e/ou fãs. Classificação indicativa: 16 anos. Recomenda-se familiaridade com o romance Pride and Prejudice (1813) de Jane Austen e com a língua inglesa.

Não é necessário haver feito o Módulo I.

Bibliografia teórica

*HUTCHEON, Linda. A theory of adaptation. Routledge, 2006.

LOOSER, Devoney. The Making of Jane Austen. Johns Hopkins University Press, 2017.

LUETKENHAUS, Helen, WEINSTEIN, Zoe. Austentatious – The evolving world of Jane Austen Fans. University of Iowa Press, 2019.

Livros de leitura recomendada

AUSTEN, Jane. Pride and Prejudice.

BLACK, Claudia. The Murder of Mr. Wickham.

JAMES, P. D. Death comes to Pemberley.

Profa. Me. Isabela Sabbatini
    Mestra em Estudos da Tradução
    FFLCH – USP
    Crédito/ Imagem e Texto: Isabela Sabbatini