Contação de Histórias

Contar histórias é ofício antigo, vem de tempos imemoriais, da época em que os homens ainda não dominavam a fala e desenhavam nas paredes, dançavam, ou faziam gestos.
Contamos e ouvimos histórias nos mais diversos lugares desde que nascemos: sentados na porta de casa, no quintal debaixo das árvores, na praça com os amigos, no pátio da escola, na sala de aula.
O ato de ouvir e contar histórias está intrinsicamente ligado a convivência humana e ao viver comunitário. A Escola como espaço de aprendizagem e de convivência é um dos lugares em que as histórias nos são apresentadas. A maioria das crianças se encanta com a magia das histórias pela primeira vez ao ouvir sua professora ou a bibliotecária contando uma história saída dos livros. Quantos de nós ainda guardam dentro de si esse momento? O momento da história na sala de aula, o momento da ida à biblioteca escolar atrás do livro predileto para mais uma leitura, para mais um encontro encantador e íntimo com aquelas páginas, palavras e imagens. Guardamos esses momentos porque eram momentos especiais e significativos.

A contação de histórias é um instrumento poético pedagógico. Através dela, o ouvinte amplia vocabulário, cria empatia, amplia sua percepção de mundo e da vida. O momento da história é um momento de conexão. Conexão entre educador, educando e narrativa. Juntos criam uma atmosfera e embarcam no universo fantástico das literaturas.
Na Escola Livre de Artes (@ela.escolalivredeartes) amamos e acreditamos muito no poder transformador, agregador e curativo das histórias. Por isso, desde junho do ano passado iniciamos o Curso de Contação de Histórias – ao vivo e on-line, com preços acessíveis para todo mundo que quiser participar. A ELA – Escola Livre de Artes foi fundada por Erika Bodstein (@erika.bodstein), em companhia de professores parceiros, no início da Pandemia como uma rede de apoio e compartilhamento entre educadores, artistas e aqueles que amam e que precisam do contato com as artes em busca de experiências que façam bem e que ajudem na realização das transformações internas necessárias para que possam enfrentar esse momento tão difícil que a humanidade atravessa.

Mediado pelo educador, pesquisador e contador de histórias Alexandre Geisler (Mestre em Artes pela Universidade Federal da Bahia), o curso tem duas turmas ativas. A primeira turma vem desde o início e já esta entrando no Módulo V. Atualmente esses grupo prepara um espetáculo de contação de histórias on-line a partir do estudo da obra de Luis Câmara Cascudo sobre as Lendas Brasileiras. A segunda turma, iniciada em março deste ano, é formada exclusivamente de educadoras e educadores da educação básica. Com foco na contação de histórias voltada para sala de aula, o módulo II deste curso vai se aprofundar ainda mais no compartilhamento de técnicas, no relacionar-se com as telas e na preparação do educador-contador para a criação de uma atmosfera que favoreça uma imersão na experiência riquíssima que é a contação de histórias.

Sobre o professor: Alexandre Geisler (@vemquetemhistorias) é ator, professor e contador de histórias há mais de 10 anos. Faz parte do Pé de Causos @pedecausos – Trupe de Contadores. É Professor do Curso de Contação de Histórias da Escola Livre de Artes (@ela.escolalivredeartes) e mantém, desde de 2020, o canal Vem Que Tem Histórias no youtube, voltado para as histórias afro-brasileiras e da cultura popular.

Sobre o Curso Contando Histórias na Sala de Aula.

Carga horária: 8h/aula por Módulo on-line (8 encontros de 1h) + 1h/aula de tutoria por semana.

Preços: Contribuição consciente, com mínimo sugerido de R$ 190,00 (sobre o valor escolhido há 50% de desconto para professores da rede pública)

Inscrições abertas: https://escolalivredeartes.com.br/produto/contacao-de-historias/

Alexandre Geisler

Agosto, 2021.